data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Márcio Brasil (prefeitura de Santiago / divulgação)
Com 28 lugares, sala de cinema foi inaugurada na semana passada, com o filme "O Rei Leão"
Uma ideia pioneira está cativando os estudantes da Escola Municipal Heron Jornada Ribeiro, em Santiago. As crianças do pré ao 5º ano contam, desde quarta-feira da semana passada, com uma sala de cinema, espaço batizado de Cine Heron e que será destinado ao público infantil do colégio, na faixa de 5 a 12 anos de idade. A estreia, na tarde do dia 16, foi com o clássico "O Rei Leão", uma obra-prima do desenho animado da Disney, que ganhou nova versão este ano.
Conforme a professora Janete de Lourdes Catelan Cardoso, vice-diretora da Heron Jornada Ribeiro, a ideia surgiu da constatação de que muitos professores utilizam recursos audiovisuais para reforçar o ensino. Assim, a diretora da escola, professora Maria Inêz Vargas dos Santos, diretora da escola, começou uma mobilização voluntária envolvendo professores, servidores, alunos e integrantes do Círculo de Pais e Mestres (COM). Com um investimento de R$ 6 mil foi possível realizar o sonho.
Caçapava do Sul aposta nos sítios de pedra e nos Ets para movimentar turismo da cidade
A sala de cinema tem as paredes revestidas, climatização, luzes led, cadeiras estofadas e um projeto
Com revestimento nas paredes, cadeiras estofadas, climatização, luzes led e um projetor.
- É um espaço diferenciado, com cara de cinema mesmo, a tela é grande e as crianças podem assistir em poltronas confortadas. Elas nem sabiam que teriam um cinema e tiveram uma surpresa na Semana da Criança - conta a vice-diretora.
Segundo Janete, a ideia é que as sessões ocorram uma vez por mês ou a pedido dos professores. Os filmes são locados ou produções liberadas para exibição. Os professores também podem pedir filmes às produtoras e distribuidores. A Heron Ribeiro tem 202 alunos matriculados.